Ahgora - Gestão Eletrônica de Pontos

Manual da série Ah10



Tipos de leitura

A série Ah10 possui quatro tipos diferentes de leitura para registro de batidas de funcionário: Biometria de digitais (nos modelos Ah10cb e Ah10cbm), Mifare® (no modelo Ah10cbm), Código de barras e Conta/senha.


  • Biometria

    Este método registra as batida dos funcionários através da leitura da digital. É possível registrar dois dedos diferentes para cada funcionário. Para poder utilizar essa forma de registro, basta apenas cadastrar a digital do funcionário no equipamento.


  • Mifare®

    As batidas de ponto pelo método Mifare® são realizadas através da aproximação de um cartão na área sensível do equipamento. Estes cartões possuem internamente um chip com um código único e uma antena que funciona como rádio frequência. Basta aproximar o cartão ao leitor para que o funcionário seja identificado.
    Este método possui maior segurança que os demais tipos de batidas com cartão e maior durabilidade, por ter pouco contato mecânico com o equipamento.


  • Cartão de códigos de barras

    O registro por código de barras é efetuado através de um cartão decodificado utilizado pelo funcionário. Este cartão possui grande procura por causa do baixo custo.
    A leitura é feita assim que o funcionário insere seu cartão na fenda de leitura, e o leitor ótico visualiza o código de barras impresso no cartão.


  • Conta/senha

    O método de batidas Conta e Senha é realizada através do teclado do equipamento. O funcionário possui em seu cadastro o número de identificação (ID) e senha pré-configurados para utilizar o teclado

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Conteúdo da embalagem

Ao adquirir um equipamento da série Ah10 você receberá:

  • 1 Registrador Eletrônico de Ponto (REP);
  • 1 Suporte para fixação do aparelho;
  • 1 Fonte externa Bivolt 100-240V / 50-60 Hz (plugue NBR 14136:2002);
  • 5 Parafusos Philips 3.9 x 22mm;
  • 5 Buchas S6;
  • 1 Parafuso Allen;
  • 1 Chave Allen;
  • 1 Guia Rápido de Instalação;
  • 1 Bobina de papel termo-sensível.

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Como instalar um equipamento da série Ah10?

  1. Procure um local de instalação adequado

    • O local deve ser de fácil acesso aos funcionários e abrigado de umidade e exposição solar;
    • Deve possuir uma tomada novo padrão brasileiro (2 pinos + terra) e ponto de rede Ethernet próximos;
    • Preserve 30cm ao lado esquerdo do equipamento para facilitar o uso da porta fiscal.
    • A altura de instalação deve ser 120-140cm a partir do chão.
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  2. Perfure a parede

    • Utilize os furos do suporte metálico como gabarito para marcar os pontos de perfuração da parede;
    • Após efetuar as marcações faça os furos com uma furadeira, utilizando uma broca de tamanho 6;
    • Insira as buchas nos furos;
    • Fixe o suporte.
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  3. Encaixe o aparelho

    • Aproxime o equipamento do suporte metálico e encaixe os pinos nas perfurações inferiores da placa;
    • Abra a tampa da bobina inserindo a chave Allen no orifício na parte superior do equipamento;
    • Fixe o parafuso Allen na perfuração interna do equipamento com a chave Allen.
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  4. Insira a bobina de papel

    • Com a tampa da impressora aberta posicione a bobina de papel, com a parte termosensível para baixo;
    • Puxe a extremidade do papel para fora e feche a tampa da impressora pressionando a parte superior do equipamento no local indicado.
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  5. Conecte os cabos

    • Conecte o cabo de Ethernet na rede e o de força em uma tomada;
    • Os equipamentos da série Ah10 já são produzidos de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas;
    • Conecte as outras extremidades nas respectivas entradas no equipamento.
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Como configurar o aparelho?

  1. Verifique o IP do aparelho

    • Para visualizar o IP do seu equipamento pressione o botão "Menu" (no equipamento) e digite a senha de acesso do equipamento;
    • Pressione 2 vezes a tecla "Para baixo" até encontrar o item "Mostra IP do REP" e pressione "Entra", o display mostrará o IP do equipamento.
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  2. Configurar senhas

    Caso não tenha configurado as senhas do teclado do REP e da Interface Web do REP, utilize os dados seguintes para fazê-lo:

    • Senha teclado REP: "12345"
    • Login Interface Web do aparelho: "admin"
    • Senha Web: "12345"
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  3. Acesse a interface WEB do aparelho

    • Abra o navegador e digite "http://" e o IP do seu equipamento na barra de endereço (para saber como verificar o IP do aparelho, clique aqui);
    • Use seu login e senha para acessar a Interface Web do aparelho, caso não tenha configurado utilize o login e senha padrão veja este item;
    • Após acessar a interface você poderá alterar esses dados.

    Interface web do aparelho

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  4. Utilizando a interface web para configurar o aparelho

    Agora você está na interface de configuração web do seu aparelho! Confira o conteúdo e as possibilidades de configuração de cada uma das abas:

    • REP: Nesta área você poderá configurar a Senha de acesso do equipamento e poderá configurar ou alterar Data/Hora do REP;

    • Dados da empresa: Os dados configurados nesta aba serão utilizados na impressão dos cupons, nos documentos gerados pelo equipamento (AFD) e também no acesso do sistema PontoWeb.
      Itens de configuração desta aba:
      • Razão social da empresa;
      • Identificador (Pode ser o nome fantasia, serão apresentados no display penas os primeiros 16 digitos);
      • Local (endereço da empresa);
      • CNPJ ou CPF (o mesmo deve ser utilizado no PontoWeb);
      • CEI (Cadastro Específico do INSS);

    • Dados dos funcionários: Nesta área você poderá visualizar , remover, editar ou adicionar os dados de seus funcionários. Caso já exista um cadastro de seus funcionários, esses dados poderão ser importados diretamente na interface do equipamento.

    • Configurações de rede: Esta aba contém as configurações relacionadas a integração do equipamento com outros aparelhos ou softwares, como o PontoWeb.
      Você poderá ativar/desativar o DHCP, configurar o IP do REP, Máscara de rede, IP do gateway e DNS (Consulte o responsável pela rede de sua empresa).
      É possivel utilizar configuração de Proxy: HTTP, porta, usuário e senha.

    • Configurações do servidor: Nesta área você pode visualizar se o equipamento está conectado à internet e efetuar algumas configurações: host do servidor, porta no servidor, autenticação de conexão, ativar/destivar cripotografia e geração automática de autenticador.
      Este autenticador faz a ligação do REP com softwares de gestão de funcionários, caso utilize o Ahgora PontoWeb preencha os campos com seu login e senha.

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Como cadastrar um funcionário?

O cadastro de funcionários pode ser feito de duas maneiras: pela interface de configuração web do aparelho ou pelo Ahgora PontoWeb.

  1. Cadastrar funcionários utilizando a interface web do aparelho

    Caso você não tenha acesso ao PontoWeb, deve escolher esta opção. Para informações de como acessar a interface Web, clique aqui.

    1. Uma vez acessada a interface de configuração Web do aparelho, clique em "Dados do funcionário", depois em "Adicionar funcionário".

    2. Digite o número de identificação do funcionário (esse número será utilizado para registros de ponto através do teclado do equipamento), o nome do funcionário, a senha de teclado (esta senha somente será utilizada para batidas de ponto diretamente no teclado do aparelho), o código de barras (caso utilizado), o PIS do funcionário;

    3. Clique no botão "Salvar".

    O funcionário já está cadastrado! Repita este procedimento para todos os funcionários da empresa.



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  2. Cadastrar funcionários pelo Ahgora PontoWeb

    Caso já seja um usuário do Ahgora PontoWeb, o cadastro de funcionários deve sem falta ser feito utilizando este método.

    1. Efetue seu login no Ahgora PontoWeb, clique aqui;
    2. No menu superior, acesse a tela de Funcionários;
    3. clique em "Adicionar funcionário", e siga as instruções na própria tela;

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Como cadastro métodos de batida?


Após efetuado o cadastro do funcionário, você deve configurar diretamente no equipamento REP as formas de registro das batidas.
Os equipamentos da série Ah10 possuem quatro formas de registro de batidas (Conta/senha, Código de barras, Biometria e Mifare®) e podem ser configuradas uma ou mais para cada funcionário.
No seu REP Ah10 pressione o botão "Menu" e digite sua senha de acesso, o display mostrará a mensagem: "Configurar dados do funcionário" pressione o botão "Entra".
Digite o Código do funcionário (ID) e pressione "Entra".

Feito isso se prepare para cadastrar as formas de batida:

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  1. Cadastrar registro de biometria

    Antes de ler este artigo, aprenda primeiro como cadastrar métodos de batida.


    Caso não queira cadastrar biometria, pressione o botão "Cancelar". Caso queira:

    1. Pressione o botão "Entra";
    2. Coloque a primeira digital no leitor de biometria, aguarde o sinal sonoro de confirmação. Permaneça com a mesma digital no local até emitir o segundo sinal sonoro;
    3. O display irá mostrar “cadastro de segunda digital?”. Pressione "Entra" e troque a digital;
    4. Aguarde o terceiro sinal sonoro, permaneça com a mesma digital até o quarto sinal sonoro;
    5. A digital já está cadastrada!

    Se quiser encerrar o cadastro de métodos de batida agora, pressione o botão "Cancelar", caso queira cadastrar outros métodos de batida para este funcionário, leia o próximo artigo.


  2. Cadastrar registro de Mifare®

    Antes de ler este artigo, aprenda primeiro como cadastrar métodos de batida.


    A partir do passo anterior, de cadastro de biometria, siga os passos a seguir:

    1. Ao ver no visor a pergunta: "cadastrar Mifare?", pressione o botão "Entra";
    2. Posicione o cartão mifare próximo ao leitor, aguarde o sinal sonoro e depois afaste o cartão;
    3. Aproxime novamente o cartão e aguarde o segundo sinal de confirmação;
    4. O registro de Mifare® foi efetuado!

    Se quiser parar os cadastros de registros por aqui, pressione "Cancelar", Se ainda quiser cadastrar o código de barras, leia o próximo artigo.


  3. Cadastrar registro de código de barras

    Antes de ler este artigo, aprenda primeiro como cadastrar métodos de batida.


    A partir do passo anterior, de cadastro de registro de mifare, siga os passos a seguir:

    1. Digite o número de código de barras no teclado do equipamento (Caso você não saiba o número do cartão de código de barras, passe o cartão no leitor lateral e o equipamento mostrará o número do cartão, anote e inicie o procedimento desde o artigo: Como cadastro métodos de batida?).
    2. Após digitar o número do cartão no equipamento pressione o botão "Entra", digite novamente o número do cartão de código de barras e pressione o botão "Entra".
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Ativar/desativar DHCP

  1. Selecione a tecla "Menu";
  2. Digite a senha de segurança do equipamento;
  3. Pressione o botão 2 vezes "Para baixo" no qual o visor mostrará "Ativar DHCP";
  4. Pressione o botão "Entra".
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Como alterar o IP do aparelho?

Para verificar IP do aparelho, veja este artigo.

  1. Selecione a tecla "Menu" e digite a senha de segurança do equipamento;
  2. Pressione o botão 3 vezes "Para baixo" no qual o visor mostrará Alterar IP e pressione o botão "Entrar";
  3. Utilizando o teclado numérico digite o IP antigo da máquina em seguida digite o novo IP da máquina;
  4. Pressione novamente o botão "Entra".
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Como alterar data e hora?

  1. Selecione a tecla "Menu" e digite a senha de segurança do equipamento;
  2. Pressione o botão 4 vezes "Para baixo" no qual o visor mostrará "Configurar Data/Hora";
  3. Pressione o botão "Entra";
  4. Configure a hora correta e pressione novamente o botão "Entra";
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Como trocar a bobina de papel?

Antes de tudo, você deve possuir uma bobina nova, é possível solicitar através de nosso contato.

  1. Para efetuar a troca de papel você deve abrir o compartimento de papel com a chave Allen pressionando o botão que encontra-se na tampa da impressora;
  2. Com a tampa da impressora aberta posicione a bobina de papel, com a parte termosensível para baixo;
  3. Puxe a extremidade do papel para fora e feche a tampa da impressora pressionando a parte superior do equipamento no local indicado.
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