Acoplation controla o ponto de todas as unidades e obras, diretamente do escritório principal

Fundada em 1997, a Acoplation Andaimes é líder de mercado no fornecimento de estruturas tubulares para projetos e venda de andaimes industriais, escoramentos, plataformas aéreas, torres de iluminação, entre outros. Também presta serviços de locação, com mão de obra qualificada para montagem e desmontagem de andaimes.

A empresa atua com grande obras, em diversos segmentos como petróleo e petroquímica, plataformas marítimas, estaleiros, siderurgia, mineração, cimenteira e termoelétrica, papel e celulose e tem clientes como a construtora Camargo e Corrêa, Odebrecht, Gerdau, Petrobras, Vale, White Martins, entre outros.

O desafio do RH no momento de mudança

Sempre foi um desafio trabalhar a gestão de pessoas de forma descentralizada na Acoplation. A empresa mineira conta com um grupo composto por 3 empresas e possui mais de 400 funcionários espalhados pelas obras e escritórios distribuídos em 04 unidades, atendendo 08 municípios.

A Portaria MTE 1.510/09 exigiu da empresa um investimento para efetuar uma mudança nos equipamentos e sistemas utilizados para a gestão de ponto dos funcionários. E foi pensando nisso que a Acoplation decidiu procurar um serviço completo, que atendesse as necessidades da empresa. O desafio era monitorar a presença e jornada de trabalho de cada funcionário, com garantia de veracidade das informações em todas as unidades, inclusive nas obras - ambientes sem infraestrutura de rede e servidores. A empresa mineira sabia que era possível receber as informações concentradas no seu setor de gestão de pessoas em tempo real. Queriam uma gestão inteligente dos Registradores Eletrônicos de Ponto (REPs) ao ter acesso aos dados da matriz, tudo em um só local, em tempo real.

A mudança para melhor

Frente às necessidades da Acoplation e certa de que existe tecnologia para atender esse desafio, a Ahgora Sistemas apresentou o Relógio de Ponto Eletrônico juntamente com a solução PontoWEB, totalmente na web, em cloud computing (computação em nuvem).

Com a solução PontoWEB o gestor pode acompanhar os registros de ponto de todas as unidades e obras, diretamente do escritório principal, ou de qualquer outro local com acesso a internet.

A Acoplation passou a monitorar e registrar todos os funcionários, em cada unidade ou obra e em tempo real. Também passou a ter garantia de registro de informações, mesmo em locais isolados, e foi possível reduzir o tempo de análise e processamento de informações com maior confiabilidade nos dados.

A satisfação do cliente

O sistema trouxe tantas vantagens para o processo de gestão de pessoas que uma mudança, a princípio negativa, apresentada pela Portaria 1.510 foi vista como uma grande oportunidade para inovar área de RH da empresa. Essa satisfação fica evidente nas palavras de João Paulo Soares, do departamento pessoal da Acoplation "com o PontoWEB e REPs da Ahgora nós ganhamos agilidade e economizamos tempo, sem contar na confiabilidade das informações. Agora nós temos um controle mais efetivo de nossos colaboradores em cada unidade". E complementa: "escolhemos a Ahgora por ter uma tecnologia superior que nos auxilia de forma precisa na gestão de nosso pessoal. Mesmo nas obras mais isoladas nós conseguimos manter as informações sincronizadas em tempo real com nossas unidades fixas."