Celesc garante segurança e agilidade no registro de ponto de seus 3,7 mil colaboradores

Celesc

Atuando há mais de 50 anos no setor elétrico e está estruturada como holding desde 2006, a Celesc é uma sociedade de economia mista que atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia. É uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro, de reconhecimento nacional e internacional, como uma empresa de qualidade nos serviços e pela atuação nas áreas técnica, econômica, ambiental e social.

Seguindo o modelo recomendado pela legislação do setor, a Celesc se reestruturou com três subsidiárias integrais: Celesc Geração S.A., Celesc Distribuição S.A e a Companhia de Gás de Santa Catarina – SCGA, sendo controlada pelas organizações: Dona Francisca Energética S.A (DFESA), Empresa Catarinense de Transmissão de Energia Elétrica – ECTE, Companhia Catarinense de Água e Saneamento – CASAN e Usina Elétrica Cubatão S.A.

O desafio do RH no momento de mudança

Hoje, a Celesc presta seus serviços para mais de 90% do território catarinense e é considerada a 6ª maior prestadora de serviço público de distribuição de energia elétrica do Brasil, empregando mais de 3,7 mil profissionais.

O desafio é grande para empresas do porte da CELESC e quando as mudanças são impostas alterando as rotinas operacionais de todos os colaboradores. Antes da implantação do novo Sistema de Registro Eletrônico de Ponto a Celesc já utilizava solução de ponto por registros via telefone ou computador e teve pouco tempo para se adaptar às normas que entraram em vigência no dia 02 de abril de 2012. O que poderia, a princípio, se apresentar como um problema, acabou se transformando num grande momento de transformação.

A mudança foi para melhor quando a Celesc optou pela série Ah10 e o PontoWeb para garantir maior segurança e legitimidade dos registros de ponto de seus colaboradores via biometria, além da agilidade que o sistema em Cloud Computing proporciona para a empresa, que conta com unidades distribuídas entre central, em Florianópolis, e 16 Agências Regionais em Santa Catarina, sendo que cada AR compõe-se por diversos escritórios, totalizando mais de 200 Registradores Eletrônicos de Ponto (REPs) instalados. Alguns aparelhos em lugares estão instalados em subestações e usinas.

A mudança ocorreu não apenas pela adequação às regras do MTE, mas também pela evolução na tecnologia adotada, devido ao inovador sistema de computação nas nuvens oferecido pela Ahgora. As chefias do Departamento de Recursos Humanos e da Divisão de Movimentação de Pessoas, perceberam o retorno que o novo sistema trouxe para sua complexa organização. "A computação nas nuvens reduz não apenas a carga de trabalho, como também os custos. O "pesado" que era executado pelos computadores, rodando aplicações, fica por conta do sistema de "computação nas nuvens", diminuindo a demanda por hardware e software e até trazendo mais agilidade ao sistema utilizado internamente", afirmam.

A satisfação do cliente

As mudanças recebidas pela Portaria 1.510/2009 do Ministério do Trabalho, que entrou em vigor no dia 02 de abril, foram apoiadas pelos colaboradores da Celesc, em que "grande parcela dos empregados já se adaptou".

Com esta transparência dos dados, a gestão de pessoas ficou ainda mais eficiente e segura. A solução após a mudança gerou agilidade e segurança no processo de Registro de Ponto Eletrônico. Para as citadas chefias, "o sistema da Ahgora atende às necessidades relativas ao principal diferencial da Celesc, haja vista a facilidade de acesso aos dados a qualquer momento, de qualquer lugar e em qualquer hora".